Popula o e Amostra
População
É qualquer conjunto de elementos ou indivíduos, com pelo menos uma característica comum ao objeto em estudo.
Exemplo:
•A população de alturas dos candidatos ao concurso de STJ/2015;
•A população de escolas de estatística no Brasil em 2015;
•A população de computadores no Estado do Espírito Santo.
A população pode ser dita finita ou infinita conforme o número de elementos que possui. Por exemplo, a população dos pesos dos candidatos ao concurso do STJ/2015 é finita. Porém, se cada aluno é sorteado e recolocado no conjunto para novo sorteio, teríamos a população de pesos infinita. Na prática, consideramos como infinitas aquelas populações com número de elementos muito grande.
Finita ou infinita, dependendo do número de elementos que a compõem, a população é o conjunto de objetos ou indivíduos que apresentam uma ou mais características em comum. A população pode ser caracterizada como qualitativa, quantitativa ou dicotômicas.
Amostra
É qualquer subconjunto não vazio da população. Para a seleção da amostra, devemos tomar cuidado para que a amostra seja representativa da população, considerando a aleatoriedade da seleção e o tamanho da amostra.
Os principais objetivos da recolha de uma amostra é estimar características desconhecidas de uma população e testar hipóteses ou informações sobre parâmetros de uma população. Quando parte de uma população é contada ou medida, dá-se o nome de Amostra. Ela produz estatísticas que são usadas para realizar predições sobre vários parâmetros da população. As técnicas de amostragem dão dividas em aleatória, estratificada, agrupamento e sistemática.
Amostra Aleatória: Quando todos os elementos de uma população têm chances iguais de serem selecionados.
Amostra Estratificada: Cita a importância de se ter elementos de cada segmento da população na amostra.
Amostra por Agrupamento: Quando existem naturalmente subgrupos dentro de uma população, onde há características similares em cada um