POPULA O E AMOSTRA
População: A estatística sempre mira um publico especifico, de uma área de amostragem limitada no espaço e no tempo, sobre as quais serão feitas as conclusões. O publico recebe o nome de população, que contém um conjunto de pessoas que possuem definições próprias. Podemos tomar como exemplo eleitores, torcedores de futebol, alunos de uma escola, e outras que possuem um grupo geral de elementos.
Amostra: Trabalhar com toda a população é muito complicado, pois é normal não possuirmos tempo e recursos, portanto, o pesquisador trabalha apenas com uma parte da população, e essa parte é dado o nome de amostra.
Na amostra possuímos vários tipos diferentes como a amostragem probabilística, a amostragem não probabilística, amostragem intencional, amostragem não intencional, amostragem aleatória, amostragem estratificada e amostragem sistemática.
A amostra probabilística é objetiva, não possui influencia alguma, a não ser pelos elementos da amostra, que são selecionados aleatoriamente, possuindo probabilidade conhecida e superior a zero para fazer parte da amostra.
A amostra não probabilística possui base em decisões pessoais do pesquisador, por este motivo, sua variabilidade amostral não pode ser calculada com precisão. E dentro desta amostragem, segundo MACHADO. André. Tipos de Amostragem 1: Amostragem não probabilística em <www.andremachado.org/artigos/815/tipos-de-amostragem-1-amostragem-nao-probabilistica.html>. Acesso em 09 de abril de 2015.
Amostragem por conveniência: Aqui o pesquisador simplesmente se utiliza dos elementos mais disponíveis da população. Um exemplo cássico são as famosas enquetes em sites especializados na Internet: geralmente o autor envia convites via e-mail, Twitter ou outra rede social e os interessados se disponibilizam a respondê-la.
Amostragem por cotas: consiste em uma amostragem por julgamento que ocorre em suas etapas. Em um primenro momento, são criadas categorias de controle dos elementos da população e, a seguir,