INDICADORES CIDO BASE
Indicadores ácido base são substâncias cuja coloração pode ser diferente, dependendo do pH no meio em que se acham dissolvidas.
Zona de viragem ou faixa de viragem é o nome dado à faixa de pH na qual um indicador ácido base sofre a mudança de coloração.
O funcionamento dos indicadores baseia-se no fato de serem eles ácidos fracos que existem em equilíbrio em meio aquoso, sendo que HA e A- possuem diferentes colorações. Quando o pH diminui (aumenta a concentração de H+), o equilíbrio se desloca para a esquerda, prevalecendo uma determinada cor. Quando o pH aumenta (aumenta a concentração de OH-), os íons OH- reagem com H+ diminuindo sua concentração. Isso desloca o equilíbrio para a direita, prevalecendo a coloração deste lado da equação.
Na natureza os ácidos encontram-se nos frutos: o ácido cítrico é responsável pelo sabor amargo dos limões; o vinagre contém ácido acético; o ácido tânico da casca das árvores é usado no curtimento de peles. Os ácidos minerais mais fortes têm sido preparados desde a Idade Média. Um destes ácidos, aqua fortis (ácido nítrico), era usado pelos analistas para separar o ouro da prata. As baterias dos automóveis contêm ácido sulfúrico, um ácido forte e corrosivo. Uma base apresenta características opostas às de um ácido.
Existem vários tipos de indicadores. Os comerciais mais utilizados são: fenolftaleína (tem uma faixa de pH que vai de 1 a 9,7 de coloração incolor e de 9,8 a 14 de coloração rósea), azul de bromotimol (fica amarelo em meio ácido, verde em meio neutro e azul em meio básico), alaranjado de metila (em meio ácido fica vermelho, no neutro laranja e nas soluções alcalinas amarelo).
Pela teoria de Oswald o indicador na forma ácida não dissociada (HIn) ou básica (InOH) teria uma cor diversa daquela que teriam seus íons.
No equilíbrio HIn H+ + In- (Indicador ácido) InOH OH- + In- (Indicador básico) cor da forma cor da forma