Terceira Via
2. A reforma do Governo e do Estado é ainda mais necessária em países do sul, pois a corrupção e a falta de procedimento democrático se faz presente.
* Os funcionários públicos são os únicos grupos sindicalizados, mas os sindicatos bloqueam a reforma ao invés de promove-las.
3. Não apenas a importancia da sociedade civil para as politicas reformistas do sul é bem reconhecida, como algumas das principais iniciativas cívicas adotadas ao redor do mundo foram lançadas em países mais pobres.
* Microcrédito
4. Direitos e responsabilidades deveriam estar associados.
Nos países mais pobres, muitos dos direitos sociais, políticos e econômicos tidos como certos nas sociedades mais ricas são mal desenvolvidos ou inexistentes.
Um país que desenvolve um sistema de bem-estar social evita estrutura de beneficio que possa desestimular a busca ativa de empregos.
5. Muitos dos países do sul têm altos índices de desemprego, e a meta do pleno emprego é quase impossivél.
Países que se fecharem para a economia global e resistirem à inovação tecnológica não prosperarão.
6. Os líderes do sul são dados a afirmar que seus países não deveriam observar os mesmos padrões ambientais que as sociedades desenvolvidas, já que os países mais ricos são os contribuíram para as dificuldades ecológicas do mundo.
De certa forma esses argumentos são justificavéis, mas é do interesse de todos que a poluição e a degradação ambiental seja reduzida.
7. No que diz respeito ao capitalismo responsavél, o norte eo sul têm um interesse comum em criar um arcabouço de governança para a economia global.
A política de terceira via deve ter um alcance global.