terceira via giddens
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO – GESTÃO PÚBLICA
ESTADO, MERCADO E TERCEIRO SETOR
RESENHA CAP. 1 – LIVRO: TERCEIRA VIA DE ANTHONY GIDDENS
Giddens no primeiro capítulo trata do pós-socialismo e de como a influência do socialismo e de comunismo ainda assombra o estado capitalista. Traz um dito do Ex-Primeiro Ministro britânico, Tony Blair que propunha criar um consenso internacional de centro-esquerda para o século XXI que reagiria à mudança na ordem global e que a velha esquerda resistiu à mudança. (p.11)
As ideias políticas perderam a capacidade na visão do autor, pois os líderes perderam a capacidade de liderar e também o debate público vem impregnado de temores sobre a nova configuração social do Estado, o que deixa uma parcela otimista na tecnologia como solução dos problemas, o que na visão do autor irá promover consequências ambíguas e não ser um programa político eficaz. Para ele a vida política não é nada sem ideais e ainda é pior quando os mesmos não se relacionam com a realidade, o que só será de fato consolidado quando se souber que sociedade se quer e quais são os meios concretos de se aproximar da mesma. Diz também que a prática de governo deve se aproximar mais da teoria, para fornecer senso de direção e propósito aos políticos. Mas é enfático em dizer que embora os governos de esquerda estejam ligados ao socialismo, os mesmos não o adotam como sistema de administração econômica. (p.12)
As origens do socialismo estão atadas no desenvolvimento industrial, o que é verdade, começando em oposição ao individualismo e se preocupando em criticar o capitalismo mais tarde. Entretanto, a filosofia comunal tem sobrepujança na social, criando um campo de forças entre as duas. O socialismo já dispunha antes de Marx uma doutrina econômica, porém ele a aprimorou tornando-a mais elaborada e com destaque na história mundial. Em tese, o socialismo de Marx busca humanizar o capitalismo e intrinsecamente extingui-lo, por