Terceira idade
Valtilene Costa
João Maurício Carvalho Beserra
RESUMO
Este trabalho tem como objetivo fazer uma análise sobre o mercado de produtos para a terceira idade na sociedade brasileira e as suas implicações para o consumidor em questão. Estas transformações na composição populacional brasileira vêm ocasionando diversas agitações como a renda per capta, da aposentadoria ao trabalho, do crescente aumento de participação nos lares, etc,. Focar na terceira idade como um novo grupo de consumidores que estão apostando nas empresas de inovação para a apresentação de novos produtos mercadológicos. As empresas que trabalham com produtos voltados a esse seleto grupo terá que cada vez mais inovando em seus produtos, suas pesquisas, pois eles não são exigentes como os jovens e aprendem com facilidade.
Palavras-chave: Consumo. Produtos. Terceira-idade.
1 INTRODUÇÃO
Atualmente, as empresas encaram uma exasperada concorrência em busca de conquistas no mercado para os consumidores por meio de constante busca de informações no que diz respeito às suas necessidades e desejos.
O mercado consumista está cada vez maior, ficando intenso nos últimos anos, e é muito importante que as empresas tenham conhecimento disso, para fazerem alterações em seus produtos e serviços prestados a população idosa.
A Revista EXAME de 23 de abril de 2008, na década de 1950, a população brasileira apresentava elevadas taxas de crescimento, combinação da falta de informação dos usos contraceptivos aumentando assim, a taxa de natalidade e dirimindo a mortalidade infantil. Essa população crescia em média de 3% ao ano – taxa que nas décadas posteriores, caiu até 1,4%.
Simultaneamente, a expectativa de vida no país aumentou da média de 51 anos para mais de 73 anos atualmente. Com esse ritmo, em 2050, ao nascer, os brasileiros terão uma esperança de vida de quase 81 anos. Fazendo assim, as empresas terem uma visão voltada para o mercado consumidor da