Direito das coisas resumo
1.) Controle Social é a forma organizada em que a sociedade responde ao comportamento e as pessoas que considera como desviados, criminosos, problemáticos, preocupantes ou indesejáveis, envolvendo noções de certo e errado, bem como momentos para combater atitudes consideradas erradas pela sociedade.
1.1) Podemos constatar a forma de controle social através da Educação exercida pelo ex-presidente John Quincy Adams durante o filme, mas merecem destaque duas passagens do filme: A primeira é quando ele recebe o Cinque em sua casa, com civilidade, polidez e cortesia e o segundo momento que merece destaque é na parte final do filme durante o julgamento na Suprema Corte dos Estados Unidos durante sua sustenção oral onde, de acordo com suas próprias palavras, utiliza a história dos ancestrais de Cinque como forma de sensibilizar os Juízes.
1.2) O controle social exercido pela religião fica claro em dois momentos do filme: na primeita a personagem que esta conversando com Cinque lhe mostra a Biblia e pelas gravuras começa a contar-lhe a história de Jesus Cristo e ao mesmo tempo compara o calvário do filho do Criador ao calvário que estão passando para conseguir a liberdade e retornar para casa. A segunda é o choque cultural religioso durante a tentativa de sepultar uma das personagens que morre, enquanto os africanos querem enterra-los em suas tradições os cristão tentam dar-lhe um sepultamento romano. A tensão dos dois lados é visível e o choque entre religiões é marcante, sendo necessária a intervensão do advogado para resolver a questão.
1.3) O controle social exercido pela Moral aparece em várias partes do filme mas a que mais chamou a atenção foi quando o Sr. Tappan afirmou ser “contra seus princípios” permitir que a lide se torne apenas num “exercício caprichoso, baseado em pormenores legais” então ele pede que seja tratada com toda a integridade possível e dando aos negros todo o respeito como seres humanos. O controle social exercido pelo