Terceira idade
2.DELIMITAÇÃO
Levantamento de produção cientifica de artigos referentes a identidade do adolescente
3.PROBLEMA
Como se constitui a identidade do adolescente?
4.INTRODUÇÃO
Identidade é um assunto de grande complexidade tanto para quem deseja entender, ou pra quem a vive propriamente. Por muitos é classificada como um momento de rebeldia, desobediência, de descaso ou de desajuste.
São muitos os autores que se indagaram sobre o assunto, tanto os antigos quanto os contemporâneos, justamente pelas necessidades encontradas em suas épocas, com o intuito de entender o prima científico, como e por que essa fase se manifesta da forma que conhecemos.
Este trabalho é direcionado a profissionais, estudantes da área e leigos, para que os conhecimentos do funcionalismo psicossocial da fase adolescente e a construção identidária sejam mais aprofundados.
É de fundamental importância o momento da vida onde construímos a nossa identidade, e é notório que essa construção se dá na adolescência, onde o próprio senso comum aponta adolescentes rebeldes como padrões de comportamento estabelecidos, ou regras com que tenham que lidar.
Dentro deste contexto, com certeza existem adolescentes em conflito consigo mesmo e com a sociedade, na busca de sua própria independência. Muitas vezes são inseridos em um âmbito de regras e imposições que não concordam.
Os jovens da atualidade focalizam nesta fase sua autenticidade, através de identificações por gostos. Assim se sentem mais seguros para dar opiniões e se manifestar sobre certos assuntos, que somente o grupo social poderá lhe proporcionar. Podemos citar alguns exemplos como: góticos, emos, funkeiros, etc. Ressaltando que cada grupo tem o seu perfil de comportamento e pensamento. Esse fator já evidencia o pensamento de Erikson, que deixa claro que os jovens constroem significados a partir de significados dos outros.
Indubitavelmente com tantas informações, com tantos novos conceitos