Gestção em tecnologia da informação
Publicado por Alex Silva / 15 de março de 2011 / Em Gerência de Projetos, Mercado, Tecnologia / 0 Comentários
Já é de conhecimento que a tecnologia da informação é fundamental para o sucesso das organizações, o gerenciamento de serviços pode utilizar métodos com padrões de eficiência já reconhecidos e pautados de acordo com as necessidades das organizações.
Agora a pergunta é, como tirar o máximo de proveito da TI para sustentar e impulsionar os negócios da organização?
O mercado aponta que a resposta para esta questão está na gestão de serviços de TI, ou seja, na implantação de processos e práticas que proporcionem serviços de TI mais eficazes e eficientes.
Muitos modelos têm sido utilizados para tal; todos eles, porém, com a preocupação de alinhar TI e negócios e com a característica comum de se basearem na utilização de indicadores que deverão ser sistematicamente reavaliados para aferição dos resultados obtidos e definição de metas que permitam a melhoria contínua dos processos, é o que diz *Patrícia de Aquino Mendes coordenadora do Programa de Gestão de Serviços de TI na Dataprev, Rio de Janeiro.
O que percebemos é que a cada dia a tecnologia tem se tornado um elemento de suma importância para balizar descisões dentro das organizações, se observarmos existe uma verdadeira “sopa de letrinhas”, quanto a modelos e padronizações que se consolidaram e desta forma se tornaram parte integrante dos negócios.
Porém o que quero enfatizar neste artigo é o seguinte; A gestão de serviços de TI traz com certeza a melhoria de qualidade de serviços e ajuda a conquistar novos clientes e manter os antigos. Mas o seu maior mérito é colocar uma ponte onde antes existia um vazio ? TI e negócios. Ao favorecer a comunicação entre esses dois mundos e fornecer retornos mensuráveis sobre o resultado de suas operações, a gestão de serviços em TI coloca a tecnologia da informação não mais como foco de despesas da organização e sim como