Terapeuta
Comunicação e Linguagem Escrita nas Crianças com Implante Coclear e Normo-Ouvintes
| | |
Ao Agrupamento da Escola envolvida neste projeto, por permitir o avanço do trabalho.
Às Professoras da escola, que desde o início nos abriram as portas, mostraram-se sempre prontas a ouvir-nos, a ajudar-nos e a disponibilizar todo o espaço necessário para a realização deste estudo.
Aos encarregados de educação e a todas as crianças que prestaram cooperação e participaram no projeto, para que assim o conseguíssemos desenvolver.
Análise dos erros ortográficos de crianças normo-ouvintes e crianças surdas com implante coclear
Andreia M. M. Soares¹, Cibele Ap. S. Andrade², Paula C. V. Almeida³
Resumo
O presente trabalho tinha como principal objetivo analisar se as crianças surdas com implante coclear davam mais erros ortográficos que as crianças normo-ouvintes, recorrendo à aplicabilidade de duas provas da PALPA-P. No entanto, confrontou-se com uma amostra muito reduzida, impossibilitando a realização desse objetivo. Mais concretamente, optou-se por fazer uma análise quantitativa e qualitativa nos dois grupos. As crianças que participaram neste estudo foram 12 crianças normo-ouvintes e 4 crianças surdas com implante coclear, excluindo-se crianças com prótese auditiva e com outros problemas físicos e cognitivos.
Para além disso, foi estudado o efeito da utilização de diferentes tecnologias de apoio (implante coclear) e de estímulos de fala (palavras).
As análises realizadas demonstram diferenças entre crianças normo-ouvintes e do grupo de crianças com implante coclear.
Palavras-chave: surdez; implante coclear; linguagem escrita, erros ortográficos. Abstract
The following presentation has as main goal the applicability of the PALPA-P in children with and without cochlear implants. More specifically, we analyzed the differences between children with normal