terapeuta ocupacional
Terapeuta Ocupacional
Gerência:
Ocupante:
Adriana Cecília de Araújo Lisboa
Área:
Enfermaria de crise (Psiquiatria e Dependência Química)
Gestor imediato:
Vanessa
Versão
Sumário do Cargo
Identifica, acolhe e atende às demandas do paciente e/ou responsável para prevenção, habilitação e reabilitação de pessoas utilizando protocolos e procedimentos específicos; ou seja, realiza atendimentos terapêuticos ocupacionais individuais ou em grupos promovendo o auto cuidado, expressão e reflexão, identificando problemas e situações de risco a integridade física e mental dos pacientes e/ou familiares.
O terapeuta ocupacional por ter na atividade um dos seus principais instrumento para tratar, procura ressignificar a noção de atividade evitando o fazer alienante, ou seja, o fazer só como algo que ocupe, assim dando condições materiais, subjetivas, sociais e culturais aos sujeitos que viabilizem os diferentes modos de estar no mundo para transformação do seu cotidiano, de vida e produção social.
Executar as atividades garantindo o cumprimento dos requisitos do Sistema de Gestão da Qualidade implementado na instituição, com foco na qualidade e segurança dos pacientes e dos colaboradores. Acompanha programas de prevenção, promoção da saúde e qualidade de vida em conjunto com a equipe multiprofissional e interdisciplinar; promove ações intersetoriais exerce atividades administrativas, de ensino e pesquisa.
RESPONSABILIDADES PRINCIPAIS
A. IDENTIFICAR DEMANDAS do USUÁRIO
Levantar o perfil epidemiológico da área de abrangência – fatores condicionantes e determinantes no processo saúde-doença,
Realizar levantamento das necessidades objetivas e subjetivas do usuário.
B. ACOLHER E ATENDER o USUÁRIO e/ou responsável
Realizar acolhimento da demanda
Utilizar instrumentos técnicos adequados no manejo dos recursos destinados à melhoria das condições de vida da comunidade