teoricos
Vygotsky
Para Vygotsky, as aprendizagens de modo geral iniciam muito antes da criança ingressar na escola. Pois qualquer situação de aprendizagem que a criança se defronta tem sempre uma história prévia. Deste modo, a aprendizagem escolar ou não, tem como função principal a internalização da cultura, que ao incorporá-la o sujeito se torna parte dela e incorpora também novas formas de aprendizagem e reflexão.
Segundo o autor, o inicio de qualquer aprendizagem é muito natural que as funções psíquicas não estejam prontas, muitas vezes nem sequer começaram seu verdadeiro processo de desenvolvimento. Deste modo, se a aprendizagem é o elemento que ira desencadear o desenvolvimento das funções psicológicas, não pode-se rotular precipitadamente um aluno com o “diagnostico” ou “parecer” de dificuldades de aprendizagem, as funções amadurem ao longo deste processo. Vygotsky elaborou um conceito de zona de desenvolvimento proximal (ZDP), que define a distancia entre o nível de desenvolvimento real, determinado pela capacidade de resolver um problema sem ajuda, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado através de resolução de um problema sob a orientação de um adulto ou em colaboração com outro companheiro. Sendo assim, ZDP amplia-se devido a processos interativos, percebendo a superação de dificuldades que ocorrem ao longo do processo de escolarização.
Sara Pain
Foi a primeira pessoa a introduzir o termo “modalidade”, para referir-se à aprendizagem, baseando-se nas hipóteses piagetianas, desenvolve um modelo de construção de diagnóstico psicopedagógico, para o qual inclui a necessidade de conhecer a “modalidade do processo assimilativo-acomodativo”.
Pain oferece importante contribuição aos psicopedagogos e professores, ao conceituar o problema de aprendizagem como um sintoma que não se configura em um quadro permanente, a autora enumera quatro grupos de fatores que precisam ser levados em consideração no diagnostico: orgânicos, ligados