gestao
Todo o lixo produzido, gera a necessidade de um destino específico a fim de diminuir os impactos causados ao meio ambiente e a sociedade, como a poluição e a contaminação do solo, da água e do ar.
Com o objetivo de coletar, transportar, tratar, reciclar, selecionar e destinar corretamente o lixo produzido pela população, onze municípios da Região Noroeste do Rio Grande do Sul (Três Passos, Crissiumal, Humaitá, São Martinho, São Valério do Sul, Sede Nova, Esperança do Sul, Tiradentes do Sul, Bom Progresso, Braga e Campo Novo), uniram-se e formaram o Consórcio Intermunicipal de Gestão Multifuncional (CITEGEM).
O CITEGEM caracteriza-se como consórcio público e não possui fins lucrativos e recebe recursos do governo do Estado e da União para os projetos que serão realizados; sendo que as prefeituras dos municípios que integram o consórcio repassam verbas mensalmente, que suprem o pagamento dos rendimentos dos funcionários assim como as despesas mensais de funcionamento. Além destes, o CITEGEM recebe recursos da venda de material reciclado a outras empresas que transformam-no em novos produtos.
IDENTIFICAÇÃO E ANÁLISE DAS DIMENSÕES DO CITEGEM
Conforme Migueletto (2001, apud Malmegrin, p. 27, 2010) redes públicas são:
[...]um sistema organizacional formado por um grupo de atores que se articulam ou são articulados por uma autoridade com a finalidade de executar a prestação de serviços públicos, o que não seria possível realizar com a atuação isolada desses atores.
Neste contexto classifica-se o CITEGEM como uma rede pública, visto que o objetivo principal é oferecer à população, um serviço de destinação e tratamento corretos do lixo produzido pelos habitantes dos municípios que integram esta rede, através