Teoricos que contribuiram com a educação
DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
TEÓRICOS QUE CONTIBUÍRAM COM A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
INTRODUÇÃO
O relatório aqui apresentado pretende discutir os conceitos formulados por diversos teóricos ao longo da história da educação, seus aspectos e suas contribuições para a psicologia da educação.
Compreender esses conceitos é o meio pelo qual se busca adquirir base, fundamentos ao trabalho docente no sentido de descobrir maneiras eficientes que garantam uma educação de qualidade para o educando.
Essas teorias dos grandes pensadores podem ajudar a refletir cada vez mais sobre o ato de educar no dia a dia de cada professor, pois em qualquer parte do mundo estão incutidos séculos de reflexões sobre a arte de educar.
Iremos apresentar quem foi Sigmund Freud, Jean Piaget, Henri Wallon, Lev Vigotky e suas trajetórias, teorias e contribuições para a Educação.
A preocupação central do presente trabalho é discutir como a Psicologia tem servido e pode servir à educação, considerando que, no conjunto das ciências que fundamentam o ensino, ela é vista por muitos como a principal subsidiária, uma ciência auxiliar que teria acabado por conquistar a Pedagogia.
A meta principal, aqui, será buscar entender como se dá a transposição dos conhecimentos de um determinado corpo científico para os limites da sala de aula, por isso serão analisadas algumas correntes de pensamento da Psicologia e suas teorias para a Educação.
TEÓRICOS QUE CONTRIBUÍRAM COM A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
Sigmund Freud o pai da psicanálise, foi responsável pela evolução no estudo da mente humana, nasceu no dia 6 de maio de 1856 em Freiberg pequena cidade da Moravia, seus pais eram judeus e a sua família era bem numerosa, era o mais velho dos oito filhos. Freud desenvolveu sua autoconfiança e o desejo de saber, sua inteligência era constantemente desafiada estimulando-lhe o desejo de compreender as coisas, seus pais jamais mediram esforços nem sacrifícios para lhe oferecer uma educação