Teoricos da Psicologia
Relatorio parcial sobre Freud
Sigmund Freud, considerado o pai da Psicnálise, nasceu em Freiberg,
Tchecoslováquia no ano de 1856. Este grande nome da psicanalise foi o responsável pela revolução nos estudos da mente humana. Formado em medicina e especializado em neurologia, ele criou uma nova teoria.
Seus estudos foram pioneiros acerca do inconsciente humano e suas motivações.
Para Freud, as pessoas que ficavam com a mente doente eram aquelas que não colocavam seus sentimentos para fora. Esse tipo de pessoa tinha a capacidade de fechar de tal maneira esses sentimentos dentro de sua mente eu, após algum tempo, esqueciam-se da existência. A partir de sua Teoria, Freud resolveu tratar esses casos através da interpretação dos sonhos das pessoas e também dos métodos de associação livre, neste ultimo ele fazia com que seus pacientes falassem qualquer coisa eu lhe viessem a cabeça.
Com esse método ele era capaz de desvendar os sentimentos “reprimidos”, ou seja, aqueles sentimentos que seus pacientes guardavam somente para si, após desvendálos ele os estimulava a exteriorizar esses sentimentos.
Freud sempre achou que existia certo conflito entre impulsos humanos e as regras que regem a sociedade. Os impulsos são capazes de trazer a tona necessidades básicas do ser humano que foram reprimidas, como por exemplo o instinto sexual.
Contratriando muitas opinioes, Freud supõe que a sexualidade não em inicio na puberdade, existe a sexualidade infantil. Existem desejos e instintos reprimidos na infância que todos nos temos:
ID - parte inconsciente da nossa mente
EGO - o consciente, a função reguladora que nos ajuda na adaptação do meio em que vivemos.
SUPEREGO – a consciência do que podemos ou não fazer.
A Psicologia psicanalítica é a construção teórica empreendida para descrever e explicar o funcionamento psíquico implícito nas formações do inconsciente.
Os três aspectos da construção da Teoria Freudiana são: