Teoricos Psicologia
Objeto de Estudo: Inconsciente
Método de Pesquisa: Freud interessou-se inicialmente pela histeria, tendo como método a hipnose. Mais tarde, com interesses pelo inconsciente e pulsões, entre outros, abandona a hipnose em favor da associação livre e da interpretação dos sonhos.
Principais conceitos: Determinismo Psíquico, Consciente, Pré-Consciente, Inconsciente, Pulsões ou Instintos, Libido e Energia Agressiva, três componentes básicos estruturais da psique: o id, o ego e o superego, Fases Psicossexuais do Desenvolvimento, mecanismos de Defesa do Ego
Concepção de aprendizagem: Pensava nos determinantes psíquicos que levam alguém a ser “desejante de saber”. O processo da aprendizagem depende da razão que motiva a busca de conhecimento. Para Freud, um momento capital e decisivo na vida do ser humano é o momento da descoberta daquilo que ele chama de diferença sexual anatômica, quando descobrem que o mundo é composto de homens e mulheres; em seres com pênis e seres sem pênis. Pode-se dizer que, para Freud, a mola propulsora do desenvolvimento intelectual é sexual. Porém, a criança não aprende sozinha. É preciso que haja um professor para que o aprendizado se realize. O ato de ensinar pressupõe uma relação com outra pessoa, a que ensina. Aprender é aprender com alguém.
Implicação a educação: Não importa o conteúdo ensinado (se é completamente verdadeiro ou não), o aluno acredita no professor. Graças a credibilidade, o professor está revestido de uma importância especial e graças a ela, tem grande influência sobre os alunos.
No decorrer do período de latência, são os professores que tomarão o lugar dos pais, e em particular, do pai, e assim, herdarão os sentimentos que a criança dirigia a esse último, por ocasião do complexo de Édipo.
A ênfase freudiana está concentrada nas relações afetivas entre professores e alunos, relações que antes eram dirigidas ao pai. Posteriormente o próprio Freud declara que a palavra afeto deixa de ter tanta