Os teóricos da psicologia
UNI ABC
OS TEÓRICOS DA PSICOLOGIA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
SANTO ANDRÉ
2012
INTRODUÇÂO Este trabalho consiste em apresentar um pouco sobre dois grandes nomes na educação infantil, os psicólogos Lev Vygostky e o Jean Piaget.
Para Vygostky a linguagem tanto expressa o pensamento da criança como também os organiza, para as crianças agir elas tem que interagir umas com as outras, e se isso não ocorrer elas podem não desenvolver como deveria, pois, para construir conhecimento os seres humanos precisam uns dos outros.
É através da linguagem que podemos nos comunicar e associar os nossos conhecimentos, Vygostky atribuiu a importância do professor como mediador entre a criança e o mundo.
Jean Piaget, passou grande parte de sua carreira profissional interagindo com crianças e estudando seu processo de raciocínio. Seus estudos tiveram um grande impacto sobre os campos da Psicologia e Pedagogia. Ele achava que se observássemos com muito cuidado o jeito que as crianças se desenvolvem poderíamos entender melhor o desenvolvimento humano. Sua teoria era construtivista, para ele a criança constrói a realidade a partir de suas experiências.
Piaget, acredita que os jogos são essenciais na vida da criança, já que as crianças quando jogam assimilam e podem transformar a realidade
De acordo com suas teorias, o professor não deve apenas ensinar, mas sim e antes de tudo, orientaras crianças no caminho da aprendizagem autônoma.
LEV VYGOTSKY
“O saber que não vem da experiência não é realmente saber.”
BIOGRAFIA
Lev Semenovich Vygotsky nasceu em 05 de novembro de 1986 em Orsah, a capital da Bielo Rússia. Seus pais eram de família judaica e com boas condições econômicas, o que permitiu-lhe uma formação solida desde criança, embora não muito religioso recebeu uma educação judaica tradicional. Até os 15 anos ele foi educado em seu apartamento com tutores particulares, na sua adolescência se reunia em grupo com