A Sociologia para Emile Durkhein
Fato social – O que é
O fato social, segundo Durkheim, consiste em maneiras de agir, de pensar e de sentir que exercem poder de coerção sobre o indivíduo.
A preocupação de Durkheim era criar regras para o método sociológico, para que a sociologia pudesse ser considerada como uma ciência. Definindo o objeto de estudo, Durkheim conclui que à sociologia cabe estudar os fatos sociais, consistentes da maneiras de agir, de pensar e de sentir exteriores ao indivíduo. As respostas para nossa organização social estariam nos fatos sociais e para entende-los plenamente seria necessário a aplicação de um método que investigasse os fatos à procura das verdadeiras leis naturais que regem o funcionamento e a existência destes, independente às consciências individuais.
Em sua obra intitulada As regras do método sociológico, de 1895, Durkheim afirma:
“Um fato social reconhece-se pelo seu poder de coação externa que exerce ou é suscetível de exercer sobre os indivíduos [...] É um fato social toda a maneira de fazer, fixada ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coação exterior, ou ainda, que é geral no conjunto de uma dada sociedade tendo, ao mesmo tempo, uma existência própria, independente das suas manifestações individuais”
Em suma, fatos sociais para Durkheim são o objeto de estudo da sociologia pois decorrem da vida em sociedade; é todo fenômeno social exterior ao individuo, geral e coercitivo. Segundo Durkheim, somos influenciados o tempo todo pelos fatos sociais, pois somos socializados em um Estado regido por leis, além de herdarmos os costumes, as religiões e o modo de viver de nossos antepassados, ou seja, fatos sociais produzem efeitos visíveis na realidade social.
Fato social – Características
Podemos classificar como fatos sociais as regras jurídicas, morais, dogmas religiosos, sistemas financeiros, maneiras de agir, costumes, enfim, todo um conjunto de “coisas”, exteriores ao indivíduo e aplicáveis a toda