Teorias
Ter um motivo é uma das principais condições para poupar dinheiro. Sem eles, é difícil a pessoa deixar de gastar sua renda e guardar uma parcela para o futuro, e mesmo com uma razão, ter disciplina é bastante necessário. Antes de tomar qualquer decisão de investimento, é preciso conhecer o perfil do investidor e analisar a forma como é tomada as decisões de investimento, também deve- se comparar esta postura com aquilo que seria mais recomendável diante da realidade financeira do indivíduo.
Existem três perfis básicos de investidores: conservadores, moderados e dinâmicos (ou agressivo). Quando se defini este perfil , também estará definindo a estratégia de investimentos.
• Conservador - Pouca tolerância ao risco para garantir o investimento.
• Moderado - Ousadia sob medida para ganhos de médio e longo prazo.
• Dinâmico – Preparo técnico e emocional para superar a média do mercado.
Conhecer os perfis citados e saber em quais desses o investidor se encaixa são tão importante quanto conhecer os tipos de investimentos disponíveis no mercado. Pois assim, poderá optar pelo melhor investimento de acordo com os objetivos almejados. Lembrando: o risco está ligado à rentabilidade do investimento: os mais arriscados oferecem maiores possibilidades de ganhos que os menos arriscados , porém , as perdas também podem ser maiores.
Segundo, o economista britânico John Maynard Keynes, existem oito motivos que levam as pessoas a investir suas reservas financeiras. São eles :
• Precaução: Para construir uma reserva contra contingências futuras (para cobrir eventos não cobertos por seguros, por exemplo).
• Previdência: Para antecipar uma relação futura entre renda e gastos individuais ou