Teorias
MATERIL DE APOIO: BODERNAVE (1991) E WOLF (1994)
1 – A partir da lógica de interpretação de mensagens, compostas por signos, códigos e símbolos, analise a capa do jornal argentino Página 12, em anexo:
Primeiramente, as tonalidades utilizadas para colorir a manchete já nos traz alguma informação: O preto, remetendo ao luto, e o branco, remetendo à paz. Em seguida, podemos perceber a tonalidade escolhida para o nome que se encontra na manchete. Como se a palavra, anteriormente expressando o nome “Videla”, na qual as letras “EL” são coloridas com a cor preta, e, ao serem retiradas do nome, dá forma à palavra VIDA, expressa em branco (paz). O detalhe se dá ao fato de que o “caminho” percorrido pelas letras EL, torna-se branco. Ou seja, podemos deduzir que Videla seja algo ou alguém que estivesse ocasionando algumas tragédias, morte. E, ao ser desconstituído, estaria dando espaço à paz. A principal dificuldade em analisar tal manchete se dá ao fato de não termos ciência de o que ou quem é “VIDELA”. Após a análise, pesquisamos e chegamos à informação que tal manchete saiu na capa do jornal argentino Página 12 informando a morte de VIDELA, ex-Ditador argentino, comprovando a nossa tese anteriormente expressa: Com a morte de Videla, celebra-se a VIDA, na Argentina.
2- A partir dos pressupostos previstos no modelo interpretativo da teoria hipodérmica, interprete o caso relatado na matéria “MP expede recomendação para evitar propaganda enganosa sobre IPI reduzido”.
Nós, consumidores, por não termos ciência do que realmente se trata o imposto denominado IPI, não sabemos, exatamente, quais as vantagens ou desvantagens de sua redução, em relação a determinado produto. E, aproveitando-se disso, empresas fazem suas propagandas enfatizando a redução de tal imposto, dando a entender que tal produto esteja bem mais barato e, assim, chamando mais a nossa atenção. Configura-se, neste caso, claramente, a teoria Hipodérmica ou Agulha Hipodérmica. Pois, nós não