trabalho
1-Introdução
Como sabemos, a água é um bem natural precioso. Embora encontrada em grande quantidade no planeta Terra, seu tratamento é caro e trabalhoso. Alguns especialistas afirmam que, se o consumo de água continuar nos níveis atuais (considerando o alto desperdício), futuramente poderemos enfrentar sérios problemas de falta de água. Além de colaborar com o meio ambiente, a prática de economia de água e seu consumo consciente, podem gerar uma boa economia na conta de água no final do mês.
Água consumo consciente
A água precisa ser entendida como um bem finito e escasso. Três quartos do planeta são formados por água. Só que 97% dessa água é salgada. Dos 3% de água doce que restam, mais de 2% correspondem a águas congeladas em geleiras e nos pólos. E menos de 1% de toda a água do planeta pode ser aproveitado para consumo humano, que dobra a cada 20 anos.
Atualmente, mais de 80 países já sofrem com a escassez de água. Uma grande parte da população do planeta não tem acesso a água potável e são muitas as pessoas acometidas por doenças relacionadas à água.
O uso racional e responsável da água pode ajudar a mudar esse quadro. É fundamental agir, de forma consciente, para evitar a poluição dos mananciais de água doce e reduzir as perdas e desperdícios. Pequenas atitudes, diárias, na vida prática, podem dar resultados surpreendentes. Evitar uma torneira gotejando, que desperdiça mais de 16 mil litros de água por ano daria para matar a sede de uma pessoa por quase 23 anos.
Os cuidados devem ser adotados em relação ao banho, ao uso da pia do banheiro, ao lavar a roupa ou a louça na cozinha, ao regar plantas, ao lavar o carro, enfim, há uma série de atitudes que ajudam a economizar água.
Para evitar racionamentos e ter água suficiente, proporcionando condições de boa saúde, inclusive, para as novas gerações é preciso que cada um de nós seja um CONSUMIDOR CONSCIENTE.
O desafio está em percebermos o poder que