Você já checou algum veículo em tempo real hoje pelo seu próprio celular
Roni Willer
Andradina
(Foto: Roni Willer)
Você leitor sabia que agora você tem uma nova arma que busca informações sobre veículos suspeitos ou com qualquer outro tipo de restrição. Cada pessoa pode acessar diretamente o sistema e checar em tempo real a placa do veículo para saber sua real situação. O comandante do Pelotão de Força Tática tenente Valdomiro Garcia Rafael “É mais uma ferramenta tecnológica montada pelo governo federal que vem auxiliar todos os órgãos de segurança pública, quem vem para contribuir para a segurança pública, possibilitando uma rápida troca de informações auxiliando diretamente a Policia Militar do Estado de São Paulo, na possível elucidação de crimes de furto ou roubo recuperando o automóvel, aumentando a possibilidade da recuperação de veículos em âmbito nacional”.
A segurança é reponsabilidade de todos mas é dever do estado.“Sinesp” assim chamado está disponibilizado ao cidadão gratuitamente do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, que permite ao brasileiro acesso direto a serviços da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça.
O “Sinesp” Cidadão disponibiliza, em sua primeira versão, a funcionalidade de consultar informações de veículos registrados na base nacional do cadastro do DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito). A partir desta consulta, é possível que qualquer cidadão brasileiro possa verificar se há registros de roubo dos veículos consultados e ainda se o mesmo é um veículo clonado. Após instalar o aplicativo, basta digitar a placa para saber a situação do veículo.
Em caso afirmativo para o registro de roubo, aparecerá a informação destacada em vermelho. Em caso de clonagem de placa o usuário deve observar no resultado da consulta, se as informações referente a marca / modelo / cor conferem com o veículo cuja a placa foi consultada. Nenhum cidadão deve fazer abordagem ou se aproximar de veículos