teorias
Primeiramente , temos que entender o conceito de Liberalismo , nada mais é do que uma forma de defesa da liberdade individual , seja ela política , econômica e religiosa .
O liberalismo começou a criar força no século XIX , teve sua maior representação na França e se juntou mais tarde com a ideia do Nacionalismo .
A primeira representação grandiosa do Liberalismo , foi na Revolução Americana , desde então, o liberalismo explodiu como uma um movimento contra a velha ordem na Revolução Francesa , que marcou um grande ritmo para um desenvolvimento mais tarde de de uma nova história . Formou-se então o liberalismo clássico , também conhecido como liberalismo tradicional , que continua defendendo as liberades individuais , mas perante á lei , limitação constitucional do governo e direitos naturais , no entanto foi feita uma ''fusão'' do liberalismo econômico e liberalismo político .
Nos Estados Unidos , o liberalismo fortaleceu rapidamente, graças a pouca oposição contra os ideias liberaristas , já na Europa , o liberalismo era muito repremido por causa de muitos interesses . Com a revolução industrial , o liberalismo na América viu um grande desafio ideológico . Em suma : Os verdadeiros movimentos considerados realmente '' liberais '' , surgem durante o Iluminismo , que opunham-se a monarquia absolutista , mercantilismo e qualquer forma de clericalismo e ortodoxia religiosa .
Já o absolutismo aconteceu por causa de um processo histórico , devido a crise da sociedade feudal na Europa ( Ocidental ) ,a nobreza e o clero - passavam a defrontar uma nova classe social em formação: a burguesia. Enriquecida pelas atividades comerciais que renasciam, a burguesia buscou estabelecer alianças políticas com monarcas. As aproveitar a forte disputa entre essas camadas sociais para ampliar seu poder político. Um novo tipo de Estado, formando com o apoio burguês, acabou por centralizar todas as decisões