kalchzjkcl
1181 palavras
5 páginas
1 – CONCEITOS BÁSICOS DE ALGORITMOS“ Algoritmo é uma sequência de passos que visam atingir um objetivo bem definido.”(FORBELONE,1999)
“Algoritmo é a descrição de uma sequência de passos que deve ser seguida para a realização de uma tarefa”(ASCENCIO, 1999)
“Algoritmo é uma sequência finita de instruções ou operações cuja a execução, em tempo finito, resolve um problema computacional, qualquer que seja sua instância”(SALVETTI, 1999)
“Algoritmo são regras formais para a obtenção de um resultado ou da solução de um problema, englobando fórmulas de expressões aritméticas”(MANZZANO,1997)
“Ação é um acontecimento que, a partir de um estado inicial, após um período de tempo finito, produz um estado final previsível e bem definido. Portando um algoritmo é a descrição de um conjunto de comandos que, obedecidos, resultam numa sucessão finita de ações” (FARRER,1999)
1.1 – FORMAS DE REPRESENTAÇÃO DE ALGORITMOS
Existem diversas formas de representação de algoritmos, mas não há um consenso com relação a melhor delas.
Dentre as formas de algoritmos mais conhecidas podemos citar:
Descrição narrativa – Fluxograma convencional – Português estruturado ou portugol.
2 - TIPOS DE DADOS E INSTRUÇÕES PRIMITIVAS
2.1 – TIPOS DE INFORMAÇÕES
Um computador é uma ferramenta utilizada para solucionar problemas que envolvam a manipulação de informações. Estas informações classificam-se em duas categorias básicas: dados e instruções.
2.2 – TIPOS DE DADOS
Os dados são representados pelas informações a serem processadas por um computador. Caracterizadas por quatro tipos de dados: dados numéricos inteiros, dados numéricos reais, dados caracteres e dados lógicos.
2.2.1 – TIPOS INTEIROS
São os dados numéricos positivos ou negativos, excluindo-se destes qualquer número fracionário.
Ex: 33, -120, 0
2.2.2 – TIPOS REAIS
São os dados numéricos positivos, negativos e números fracionários.
Ex: 33.0 , -120, 0 , 2.34 , -43.679
2.2.3 – TIPOS CARACTERES
São as sequências