Filosofia Geral - Unigran
Na cosmologia o pensamento estava pautado numa tentativa de explicar a realidade através dos mitos, tudo o que acontecia com as pessoas ou com a colheita era a vontade dos deuses, tudo o que se fazia que não fosse da vontade dos deuses era manifestado através de trovões, raios etc. Então o pensamento era explicado por meio de mitos que não necessitam ser comprovados, apenas acreditados.
Nesse ambiente surge a Cosmologia para se opor a tudo o que não pudesse ser explicado com a razão e a lógica. Tentava explicar a realidade por meio de conceitos racionais. Como a filosofia surgiu como uma luz na escuridão, os filósofos não podiam se basear em conceitos que não tivessem suas explicações racionais, por isso, queriam construir uma cosmologia que superasse a cosmogonia, explicando de forma racional todas as características do universo.
Aula: 02 Filósofos
Sócrates procurava chegar a verdade por meio de questionamentos, para isso desenvolveu um método que constava em duas partes a ironia e a maiêutica. Acreditava que por meio de perguntas fariam os indivíduos “a parir”, a verdade. Sua frase “Só sei que nada sei”, exemplificava sua convicção de que o conhecimento que tinha não servia de nada e, que por isso, estava em constante construção.
Através de perguntas e respostas ele procurava levar as pessoas ao conhecimento do mundo e do ser humano, desconstruindo o que a pessoa já sabia, levando-o a reformular seus conceitos e suas verdades através da reflexão, cujo objetivo era a procura da verdade. Sócrates opunha-se a verdades inquestionáveis, e ao saber absoluto, dogmático, pretendendo destruir os preconceitos irrefletidos.
Assim como Sócrates, Aristóteles também procurava chegar às verdades, só que por meio do método da intuição e dedução, argumentando do particular para o geral e do geral para o particular, mas ao contrário de Sócrates as verdades para Aristóteles