TEORIAS X e Y
Integrantes da equipe:
Maria Cíntia Mendes Pereira N°29.
Marilia Bailon N°31.
Miriã Vieira N°30.
Fernanda Almeida da Silva N°52.
Maria Alice V.B. Conceição N°28.
Lorrane de Souza Oliveira N°27.
Lais Aparecida Barbosa N°25.
Mayara Moreira N°32.
INDICE
GESTÃO EMPRESARIAL 1
Integrantes da equipe: 1
INDICE 2
FREDERICK HERZBERG 1
INTRODUÇÃO 2
FREDERICK HERZEBERG 3
BIOGRAFIA 3
Teoria dos Dois Fatores 4
Ideias de Frederick Herzberg 4
DOUGLAS MCGREGOR 8
Biografia 8
TEORIA X 9
Vantagens da Teoria X 9
Desvantagens da Teoria X 10
TEORIA Y 10
Vantagens da Teoria Y de acordo com o site Infopedia 12
Desvantagens da Teoria Y 12
Comparação entre teoria x e y 12
TEORIA Z 13
CONCLUSÃO 14
BIBLIOGRAFIA 15
FREDERICK HERZBERG
INTRODUÇÃO
O trabalho nos dias de hoje é responsável muitas vezes pela “felicidade ou infelicidade” do homem, pois, nele que se gasta a maior parte do tempo.Frederick Herzberg formulou a “Teoria dos Dois Fatores” que traz o ambiente organizacional como fundamento com o intuito de melhorias no ambiente de trabalho. Já McGregor elaborou a “Teoria X e Y” que trata de duas formas opostas de gerir uma empresa.
FREDERICK HERZEBERG
BIOGRAFIA
Segundo o site da Western Libraries – University Western Ontário, Frederick Irving Herzberg nasceu em Lynn, Massachusetts, em 18 de abril de 1923. Foi um psicólogo americano que se tornou um dos nomes mais influentes na gestão empresarial. Ele é famoso por introduzir o enriquecimento do trabalho e a teoria dos Fatores de Motivação (teoria dos dois fatores).
Herzberg inicia seus estudos no City College de Nova York, se afastando do curso para se alistar no exército. Como um sargento da patrulha, ele era uma testemunha de primeira mão sobre o campo de concentração de Dachau. Herzberg acreditava que esta experiência, assim como as conversas que teve com outros alemães que vivem na área, Foi o que desencadeou o seu interesse em motivação. Graduou-City College em 1946