Tic o mistério da Pinga (Livro)
O clima típico é o continental frio e polar, com temperaturas muito baixas e inverno longo com intensas precipitações de neve. O verão é uma estação de curta duração. Em virtude da grande exploração de madeira para a produção de papel, a cobertura vegetal desse bioma está sendo extremamente reduzida.
Taiga é uma palavra de origem russa, é um bioma encontrado ao sul da Groelândia, ao norte do Alasca, Canadá e em parte do Japão, Suécia, Finlândia, Noruega e Sibéria. A parte meridional do bioma é chamada floresta boreal, enquanto a área menos arborizada, ao sul da linha de vegetação arbórea ártica, usa-se o termo taiga.
A vegetação do bioma Taiga, tem suas características influenciadas de forma direta pelo clima muito frio. É formada por árvores de portes superiores, sendo relativamente homogênea, com copas em formato de cones, troncos retos e folhas aciculifoliadas (forma de agulha), favorecendo assim a acumulação de neve.
As principais espécies são os abetos e os pinheiros que formam uma cobertura densa, impedindo que a luz solar chegue ao solo. Também são encontrados cipestres, larício e, espruces, muito adaptadas ao clima frio. A vegetação rasteira pouco é encontrada. Com chuvas pouco freqüentes essa vegetação leva em média 8 meses em seu período de crescimento.
As árvores de folhas mais largas são representadas por sorveiras, faias, vidoeiras e salgueiras. No interior do Canadá e no norte da Rússia a vegetação de pauis e plantas a elas associadas são bastante representativas. Compreende uma região biogeográfica subártica setentrional e seca. Apesar de assemelhar-se a Tundra, a Taiga possui vegetação mais rica e