TEORIAS E TEÓRICOS DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Perspectivas teóricas Princípios básicos
Teorias
Teóricos-estudiosos e suas concepções teóricas
Estágios de desenvolvimento
Perspectiva
Biológica
Destaca as forças biológicas atuando no desenvolvimento humano. O desenvolvimento é determinado principalmente por forças biológicas.
Teoria da Maturação
Teoria Etológica
Arnold Gesell (1880-1961)
Adota uma perspectiva inatista do desenvolvimento mental, ou seja, processos mentais revelam-se por si mesmos. Em outras palavras, as ações que as crianças realizam vão fornecendo indícios sobre suas capacidades mentais. Enfatiza o desenvolvimento como um desdobramento natural de um plano biológico.
Konrad Lorez (1903-1989) Comportamentos são adaptativos portanto o ser humano tem os mecanismos adaptativos para sobreviver, ou seja, eles possuem um valor de sobrevivência. Enfatiza a natureza adaptativa do comportamento e a importância da experiência durante os períodos críticos do desenvolvimento.
Não há
Perspectiva
Psicodinâmica O comportamento é controlado por poderosos impulsos inconscientes.
A personalidade é influenciada pela sociedade e se desenvolve por meio de uma serie de crises
Teoria Psicossexual
Teoria da Personalidade
Teoria do desenvolvimento Psicossocial
Freud (1953, 1954a, 1964b)
Acreditava que as pessoas nascem com impulsos biológicos que devem ser redirecionados para tornar possível a vida em sociedade. Ele dividiu a personalidade em três componentes hipotéticos: id, ego e superego. Os recém nascidos são governados pelo id, que opera sob o principio do prazer. O ego que representa a razão, desenvolve-se gradualmente durante o primeiro ano de vida e opera sob o principio da realidade. O superego inclui a consciência e incorpora “deveres” e “proibições”