Redes Coletoras
Imperatriz-Ma 2014
Introdução
A instalação de redes na superfície do rio Tocantins, com o objetivo de reter os resíduos inorgânicos que são atirados ao rio, visando reduzir o impacto sobre tal é o propósito deste projeto, e também divulgar os benefícios acarretados por ele. A instalação dessa rede se daria a altura dos pilares da ponte, que liga o estado do Maranhão ao Tocantins, com o auxilio de bóias ao longo de sua extensão.
Este projeto é uma alternativa ao crescente aumento da poluição nas águas deste, que por sua vez é de fundamental importância para as cidades que ele corta.
De caráter ambiental este projeto planeja também, contar com o auxilio de voluntários, pois a redes precisam ser trocadas e limpas quase, se não diariamente, por isso seria vital a criação de um projeto que abrangesse não os componentes do grupo.
Se houvesse também o apoio de um órgão público, como por exemplo, a prefeitura ou o governo do estado ao invés de voluntário essa função ficaria a cargo de funcionários recrutados com esse único propósito de limpar as redes diariamente e em troca seriam remunerados.
Desenvolvimento
Vale ressaltar que o projeto por si só não dará os resultados esperados, é preciso o empenho e a máxima dedicação de todos.
Por ser um projeto em fase de planejamento e desenvolvimento, os recursos são escassos, isto, porém não tia a vontade e a ansiedade do grupo para realização e apresentação deste projeto, que a curto e a longo prazo poderá decretar o futuro de nossa fonte hídrica mais abundante.
Alguns vão defender que a idéia por si só é inviável, mas porém estas mesmas redes coletoras foram instaladas com sucesso em outros lugares como; o oceano pacifico e a baía de Guanabara,