Projeto Marzagão - Rede Coletora de Esgoto
ESCOLA DE ENGENHARIA CIVIL
Projeto de Coleta, Transporte e Tratamento de Esgoto no Município de Marzagão - GO
Disciplina: Drenagem Urbana
Integrantes: Agne Pereira Daniele Coutinho Karine do Prado Silva Lauis de Oliveira Willian Teles Pinto
Goiânia, 31 de julho de 2013.
1. REDE COLETORA
No início do projeto traçou-se a rede coletora de esgoto na planta do município de Marzagão. Para facilitar a implantação e manutenção da rede, além de evitar transtornos no trânsito e diminuir os custos optou-se por implantar o sistema duplo, em que a rede ficará localizada no eixo da calçada das ruas habitadas, ou seja, as ruas que possuem casas dos dois lados contém duas tubulações que coletam o esgoto lançado pelas residências conforme demonstrado na figura 1.
Figura 1. Planta de Marzagão com traçado de rede coletora de esgoto.
No inicio dos cálculos para projetar a rede coletora de esgoto, foram adotados valores de densidade populacional de início e de final de projeto igual a 4 hab/lote. No cálculo da população de início do projeto foram levados em conta apenas os lotes habitados e para final de projeto considerou-se uma casa por lote além daqueles já habitados com mais de uma casa. Adotou-se também o coeficiente de retorno (C) igual a 0,8, quota per capita (q) igual a 150L/hab.dia, taxa de infiltração (Txinf) igual a 0,5 L/s.Km, coeficiente de dia de maior consumo (K1) igual a 1,2 e coeficiente de hora de maior consumo (K2) igual a 1,5.
De acordo com os critérios adotados obteve-se o número inicial de habitantes igual 432 e final 488, uma vez que 14 lotes estavam inabitados. Com o auxílio da planta do município de Marzagão retirou-se os dados de cota do terreno, onde estarão localizados as Tubulações de Inspeção e Limpeza (TIL), e comprimento dos trechos entre eles. Avaliando-se a mesma