Taoismo
O Taoísmo, também conhecido como Daoísmo, é uma religião politeísta chinesa surgida no século II, durante a dinastia Han, na qual a origem de sua filosofia é atribuída ao filósofo chinês Lao Tse, que viveu no século VI a.C. A palavra taoísmo vem de “tao”, ideograma que significa “caminho”, o “tao” é o principal conceito do Taoísmo, considerado a única fonte da identidade das coisas, é o que há de mais profundo e misterioso na realidade e que faz com que tudo seja como é.
O Taoísmo inscorporou alguns dos elementos religiosos mais antigos da China, suas crenças são similares a antigos elementos místicos e enigmáticos da religião popular chinesa, como o culto aos ancestrais, alquimia e magia.
A libertação plena da alma estaria no retorno do homem ao Tao, onde alguns caminhos para isso seriam a meditação, a vida em harmonia e o desapego do mundo material. Os Taoístas acreditam também na essência de todas as coisas, além disso, existem no Taoísmo duas forças, o yin e o yang, que promovem o equilíbrio do ser.
O Taoísmo baseia-se na filosofia pregada pelo livro Tao Te Ching, O Livro do Caminho e da Virtude, originalmente escrito por Lao Tse, em 600 a.C., sendo um dos mais conhecidos antigos escritos chineses existentes. Apesar do livro não ter sido escrito especificamente para o Taoísmo, já que ele não prega nenhuma religião, se mantendo basicamente no terreno filosófico e moral, este livro teve sua filosofia muito influente no âmbito das práticas culturais e religiosas, dentre elas, a constituição da própria religião taoista. Além desta fundamentação, a religião taoista também possui influências de conceitos budistas, o que fez dar origem, inclusive, a uma vertente da mesma, chamada zen-budismo, religião que usa de concepções taoistas em sua filosofia.
Atualmente, o Taoismo representa uma das cinco religiões reconhecidas pela República Popular da China, que regula suas atividades através de uma estatal burocrática (a Associação Taoista da China). As duas