Marco Referencial
No Marco Referencial somos desafiados a expressar o sentido do nosso trabalho pedagógico e as grandes perspectivas para a caminhada rumo a sua concretização. Vários questionamentos precisam ser respondidos, entre eles destaca-se: quais são os fundamentos do nosso querer em relação à escola? O que se espera da escola pública hoje? Que cidadão queremos formar e para qual sociedade? Que escolhas fazemos em torno das concepções de educação, de ensino aprendizagem, de avaliação para atingir os objetivos previstos
A função maior do Marco Referencial é a de tensionar a realidade no sentido da sua superação/transformação e, em termos metodológicos, fornecer parâmetros, critérios para a realização do Diagnóstico. Está organizado da seguinte forma:
O Marco Situacional (onde estamos, como vemos a realidade)
O Marco Doutrinal ou Filosófico (para onde queremos ir)
O Marco Operativo (que horizonte queremos para nossa ação)
Definição da missão (ou marco referencial)
O que é?
Conjunto dos valores nos quais a comunidade escolar acredita e das aspirações que tem em relação à aprendizagem dos alunos. Precisa responder a perguntas como: "Para nós, o que é Educação?" e "Que aluno queremos formar?" Também pode ser chamado de marco referencial.
Por que é importante?
Define a identidade da instituição e a direção na qual ela vai caminhar. Se um dos objetivos é formar pessoas críticas e autônomas, deve-se investir na gestão participativa e em projetos em que todos os segmentos tenham voz e assumam responsabilidades.
Onde buscar informações?
Duas boas referências são os planos municipal