a educação fisica na educação infantil
RESUMO
O objetivo do presente artigo é apresentar uma reflexão a respeito da importância da prática da Educação Física na Educação Infantil, abordando os aspectos da atuação do professor e da inclusão das crianças através da prática do brincar
.
Palavras-chave: Educação Física - Educação Infantil
– Brincar - Inclusão
INTRODUÇÃO
Neste trabalho apresento a reflexão sobre a prática de ensino em Educação Física na
Educação Infantil
Realizei esse estágio com as turmas de Jardim I e I
I, envolvendo crianças de 4 a 6 anos de idade. O período de estágio teve duração de març o a maio de 2012.
Através da prática pude refletir sobre a atuação do profissional de Educação Física, que com suas atividades pode promover um ambiente f avorável ao desenvolvimento infantil, utilizando como recurso de ensino uma postura de pa rceiro de brincadeiras e favorecendo a participação de todas as crianças, sem excluir as c om dificuldades motoras.
___________________________________________________
___________________
*
Acadêmica do Curso de Licenciatura em Educação Físi ca da Universidade Vale do Acarau – UVA
REFERENCIAL TEÓRICO
A Educação Física assume um papel extremamente sign ificativo na Educação Infantil, pois é através do brincar que a criança explora seu corpo, interage com outros corpos e desenvolve seu crescimento cognitivo e motor.
Segundo Gallahue (2005, p. 208) “deve ser empregada uma abordagem em que inúmeras experiências sejam incorporadas, a partir das várias modalidades sensoriais”.
Quando tolhemos uma criança em alguma brincadeira, tolhemos sua liberdade e sua aprendizagem. Porque, segundo Freire (1997, p. 161)
“brincando a gente tem espaço para aprender”. Vemos nas escolas, os “corpos” dos alunos serem mot ivo de incômodo para alguns professores, pois estes mesmos corpos necessitam es tar em silêncio para aprender. É através do corpo que