Teorias e práticas curriculares
TEORIAS E PRÁTICAS CURRICULARES
Título(*):
TEORIAS E PRÁTICAS CURRICULARES
Objetivo(*):
Este trabalho tem como finalidade, mostrar que o plano curricular nada mais é que um conjunto de saberes e competências que permite aos alunos, no futuro, a inserção na sociedade, tornando-os mais capacitados, ou seja, fornecendo-lhes maior experiência de aprendizagem e desenvolvimento.
Justificativa(*):
Havendo gestão, organização e desenvolvimento curricular eficientes, conseqüentemente a avaliação externa (da escola e dos alunos) e interna (da escola), atingirão sua meta.
Introdução(*):
O currículo constitui um primeiro nível de planejamento da atividade educativa. Ele é a ferramenta essencial para orientar a ação do educador e a coordenação de sua ação com a de outros educadores envolvidos no mesmo programa.Quando ele se torna mais concreto, com definição de estratégias e demonstração de etapas, chamamos de plano didático.
Desenvolvimento: (*)
Há diversos modos de se organizar um plano didático e os educadores devem buscar aquele que mais se adapte ao seu estilo de trabalho. Sendo fundamental, entretanto, que o plano seja compreensível para outras pessoas. A escolha de um eixo temático deve ser feita considerando sua relevância para o grupo de educandos e seu potencial didático. Assim, cabe à escola, promover o desenvolvimento curricular no sentido de aproximar a teoria da prática, de trabalhar o conceito de currículo como projeto e de investir no desenvolvimento profissional dos professores. Enfim, é preciso prever também como se fará a avaliação: como recolher indicadores do grau de alcance dos objetivos por parte de cada um dos alunos nas várias fases do processo, da adequação das atividades propostas e das intervenções do educador.
Consideraçõe Finais(*):
A atividade educativa exige que se estabeleçam planos mais formalizados e apoiados em registros escritos. Os Programas de ensino fundamental têm objetivos bastante amplos. Os processos de