Metodologia do ensino da geometria
O Ensino de Geometria.
DISCIPLINA:
METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA
TEMA:
O Ensino de Geometria
TÍTULO:
O Ensino de Geometria
OBJETIVO:
Esta pesquisa visa constatar se o Método dos Van Hiele proporciona mesmo uma nova opção metodológica no ensino da geometria. Se professores e alunos perderão o receio de estudar geometria. Se, realmente, é o caminho mais fácil.
JUSTIFICATIVA:
Partindo da idéia de que aprender geometria amplia o horizonte do aluno no sentido de perceber semelhanças e diferenças, identificar irregularidades, conhecer medidas e até mesmo descrever, representar e se localizar no mundo que o cerca, seria interessante dar uma atenção especial a essa matéria que o acompanhará por toda a sua vida.
INTRODUÇÃO:
Em toda pesquisa nota-se que a geometria é usada com maior frequência em engenharia, arquitetura, desenho, etc, e, informalmente, também é utilizada por mestre de obras, coreógrafos, costureiras. Isso comprova que ainda não se reconhece como se deve, a importância dessa disciplina.
DESENVOLVIMENTO:
A geometria sempre foi entendida por professores e alunos como algo quase que impossível e desestimulante de se compreender, porém, os Van Hiele procuraram apresentar uma nova forma de ensino/aprendizagem, através de três níveis, que em muito contribuiu para amenizar tal dificuldade. São eles: a visualização, onde se avalia somente a aparência das figuras. A análise, quando se percebe e se descreve figuras. E ainda, a ordenação que apenas ordena coerentemente as figuras.
CONSIDERAÇÕES FINAIS:
No decorrer deste trabalho buscou-se oferecer informações, despertar reflexões e análises, com a expectativa de conduzir educadores e educandos a uma compreensão maior da geometria. Destacou-se a importância do “Método dos Van Hieles” na tentativa de facilitar o caminho até a geometria, já que professores e alunos encontram certa resistência em avançar seu universo. Tal método fragmenta a geometria em níveis possíveis