Teorias Ticas
DISCIPLINA: FILOSOFIA
ATIVIDADES – TEORIAS ÉTICAS
ALUNO: EDERSON ROMULO MACHADO DA SILVA
TURMA: 3º Ano “B”
ABRIL/2015
1. Porque a ética do período clássico grego é considerada racionalista? Justifique com exemplos das concepções éticas dos filósofos desse período.
Por que eles buscavam muito mais usar a razão para responder as questões da sociedade, por exemplo, para ser um governador na “cidade bela” de Platão o ser deveria ser dotado de razão, e para Platão a razão era um método de alcançar os verdadeiros valores que devem ser seguidos pelos homens, Platão ainda demonstra com o mito da caverna que o homem tem que se libertar desse mundo de aparecia, desse mundo da ignorância, e que fazendo isso o homem poderá assim alcançar o conhecimento da ideia suprema que seria O Bem.
2. Aristóteles explicava a virtude com um meio-termo entre dois vícios. Com base nessa afirmação, explique a ética aristotélica.
Aristóteles primeiro fundamenta a felicidade já que para ele a felicidade e a ética andam sempre juntas, para Aristóteles a felicidade pode ser definida como uma atividade da alma que vai de acordo com uma perfeita virtude, e virtude para Aristóteles é como se fosse uma disposição da pessoa em sempre querer o bem, por exemplo, o que um tocador de guitarra faz é tocar guitarra se ele faz isso bem com excelência essa é sua virtude, a virtude para Aristóteles é definida em um meio termo, então agir com virtude é encontrar um ponto chamado de justo meio por ele, entre dois extremos que são chamados de vícios tipo coragem é uma virtude, coragem de mais já é um vicio, pois é demasiado, encontrando esse justo meio encontraremos o chamado bem para Aristóteles e para ele a ética serve para pensarmos em um fim ultimo, para as ações humanas, já que tudo o que fazemos é buscando alcançar o bem.
3. Por que a ética no período medieval é chamada de cristã? Quais são os aspectos que a caracterizam como