teorias para quê?
Aspectos positivos:
O currículo é apresentado do todo para as partes, com ênfase nos conceitos gerais.
Os estudantes são vistos como pensadores com teorias emergentes sobre o mundo.
Avaliação da aprendizagem está interligada ao ensino e ocorre através da observação do professor sobre o trabalho dos estudantes. Os estudantes trabalham fundamentalmente em grupos.
Os professores geralmente comportam-se de maneira interativa, mediante o ambiente para estudantes,
Aspectos positivos:
É baseado no ensino dinâmico do código alfabético, ou seja, das relações entre grafemas e fonemas em meio a atividades lúdicas planejadas para levar as crianças a aprender a codificar a fala em escrita e, de volta, a decodificar a escrita no fluxo da fala e do pensamento. O método fônico é lúdico e nada mecânico. Leva as crianças a serem alfabetizadas muito bem em quatro ou seis meses, quando passam a ler textos cada vez mais complexos e variados. Ele é tão eficaz em produzir compreensão e produção de textos porque, de modo sistemático e lúdico, fortalece o raciocínio e a inteligência verbal.
Aspectos negativos:
Não tem o compromisso do certo e do errado para serem alfabetizadas, exemplo: a professora pede para que escrevam o que eles aprenderam sobre um tema. As crianças dizem: “Mas eu não sei escrever, professora!”. Ela então, incentiva: “Escreva do jeito que você sabe! Peça ajuda ao seu amigo!” A criança passa a ser alfabetizada com muitos erros ortográficos.
Aspectos negativos:
As atividades curriculares baseiam-se fundamentalmente em livros de textos e exercícios.
O professor busca as respostas corretas para validar a aprendizagem.
Avaliação da aprendizagem é vista como separada do ensino e ocorre, quase totalmente, através de testes. Os estudantes trabalham fundamentalmente sozinhos.
Relação entre o construtivismo e o método fônico:
As diretrizes Curriculares Nacionais são aprovadas pelo Conselho