Teorias Organizacionais
Ou Abordagem Situacional
Benjamin Constant dirige a PS e conta com uma equipe de executivos de altíssimo nível. A PS está focada na oferta de soluções para o e-business.
Trata-se de um negócio virtual extremamente sofisticado. Benjamin está de olho nas transações comerciais feitas por meio de um canal eletrônico.
Sua praia são os negócios digitais. Muitas empresas vendem e se conectam com fornecedores praticando o e-business.
Para Benjamin existem dois tipos de e-business. O primeiro e mais visível são os negócios que ocorrem entre empresas e consumidor, sem intermediários: o B2C.
O segundo e menos visível são os negócios digitais que ocorrem entre empresas, o B2B, cujo montante equivale a quase 40 vezes o volume de negócios B2C.
Como abordar o assunto?
Abordagem Contingencial
• Contingente: adj. m. e f. 1. Que pode, ou não, suceder ou existir; duvidoso, eventual, incerto
Abordagem Contingencial
• TEORIA DOS SISTEMAS: as organizações são compostas de partes interdependentes
• TEORIA CONTINGENCIAL: análise de como essas partes se encaixam e dependem uma das outras.
– PARA QUE: ajudar na escolhas dos melhores modos de intervenção na junção e encaixe das partes (não há uma melhor forma de se administrar)
Abordagem Contingencial
Princípios
• São as características ambientais que condicionam as características organizacionais
• Enfatiza a natureza multivariada das organizações e procura verificar como as organizações operam sob condições variáveis e em circunstâncias específicas.
• A visão contingencial está dirigida acima de tudo para desenhos organizacionais e sistemas adequados para cada situação específica
• As variáveis ambientais são independentes e as técnicas administrativas são variáveis dependentes, numa relação funcional (e não de causa-e-efeito)
Para Abordagem Contingencial, qual o melhor estilo de administração?
Há uma espécie de seleção natural do tipo:
sistemas