Teorias funcionalistas, conflito e interacionista
Associação entre os vídeos e as Teorias Funcionalista, Interacionista e do Conflito.
Vídeo dos habitantes que consumiam maconha sem saber e a Teoria Funcionalista
Maconha, liberar ou proibir, eis o dilema.
Como foi visto no vídeo sobre a maconha, há um grande número de habitantes daquela cidade que cultivam a maconha para usos diversos e o curioso é que todos que de alguma forma cultivavam e manipulavam a planta, desconheciam a proibição de seu uso e cultivo. Trazendo tal situação para o contexto sociológico, podemos associar a Teoria Funcionalista que explica o crime e o desvio.
Para Durkheim, o crime e o desvio são fatos sociais e ele acreditava que tanto um como o outro eram inevitáveis e necessários para a sociedade moderna.
Durkheim também falava que o desvio possuía uma função adaptável, pelo fato de introduzir novos conceitos e ideias, na sociedade ele via o desvio como uma força inovadora para gerar mudanças.
Na situação vista no vídeo em que as pessoas se sentiam em total liberdade para cultivar e usar a planta, podemos ver que há certa ignorância entre o conhecimento das normas de proibição e o uso da planta que para eles só traziam benefícios.
Há de se reconhecer que aqueles habitantes viviam em certa harmonia com relação ao uso da planta, a questão é, se tivessem o conhecimento da ilegalidade do cultivo e da planta e mesmo assim quisessem usar, haveria essa paz e harmonia entre eles? Por isso que se torna interessante a concepção da Teoria Funcionalista de Durkheim no sentido de trazer novas ideias e paradigmas para a sociedade moderna.
Vídeo das pessoas rotuladas e a Teoria Interacionista
A teoria interacionista apresentada por Sutherland diz que o convívio com pessoas que comentem ou que são propicias a cometer crimes por diversos fatores dentro das subculturas podem influenciar diretamente as pessoas a cometer crimes, ou seja, o individuo torna-se delinquente pelo convívio com outras