Propostas teóricas e metodológicas na sociologia
No mundo contemporâneo, a ciência tornou-se o modo predominante para se entender o universo. A ciência não é a única forma para isso, pois a religião, o senso comum, a literatura, a poesia, as ideologias, a filosofia e a intuição pessoal também são usadas para compreender o mundo. Sendo assim, a ciência tem concorrentes e essa competição é mais intensa em algumas áreas do que em outras.
A Natureza da Ciência
Esse tópico mostra que a ciência nos possibilita a entender e acumular conhecimento sobre o universo. O veiculo para tais entendimento é a teoria, que procura nos contar por que os fenômenos existem e como eles funcionam. Dentre as teorias existem as teorias cientificas que têm algumas características especiais que as separam de outros tipos de explicações como as religiosas, as de dogma políticos e as opiniões pessoais.
Uma característica distinta das teorias cientificas é sua abstração. Elas são determinadas em termos muitos genéricos porque o objetivo é explicar os fenômenos, em todas as épocas e lugares. Um bom exemplo é a famosa fórmula de Albert Einstein onde diz que a energia, a matéria e velocidade da luz são fundamentalmente relacionada em todos os tempos, em todos os lugares e em todas as manifestações de energia.
Uma segunda característica única das teorias cientificas é aquelas que são sujeitas a provas, já que objetivo da ciência é submeter as teorias a tantas provas quantas forem necessárias para se ter a segurança de que a teoria não facilmente refutada, e é, portanto, plausível. Pois se uma teoria permanece intacta após repetidas confrontações de dados empíricos, então ela é considerada por ora como a melhor explicação da “maneira” que as coisas são.
Assim, a ciência encontra a sociologia à medida que nós usamos teorias para explicar o mundo social e, ao mesmo tempo, verificamos essas teorias com fatos reais e assim aprendemos mais sobre o mundo social que nos cerca.
As