Hinduismo
Hinduísmo Origem: Tem a sua origem pelo ano 1500 aC. na Índia (1), no planalto do Decã, a partir da bacia do Indo e das planícies do Ganges. Esse planalto dos drávidas foi invadido pelos árias, vindos do sul da Rússia. O planalto também foi povoado por migrantes da Malásia, de Málaca, da Babilônia e do Irã(2).
O hinduísmo surgiu através de cultos primitivos ligados ao meio ambiente, à natureza, aos elementos(2). Esta nasce da experiência humana. Consiste na investigação das profundezas da alma, na reflexão sobre si mesma, da preocupação em não deixar escapar nada da experiência(1). Tem aproximadamente 460 milhões de adeptos, dos quais 460 milhões estão na Ásia(2). Benares é o centro, a cidade santa do hinduísmo. Fases: Alguns autores costumam distinguir três fases nesta religião: 1) Vedismo: 1500 aC.
Livro: Vedas (saber).
Rig-Veda: o mais antigo, escrito entre 1500 e 1000 a.C.. Significa “Veda das estrofes”, pois é composto de 1028 hinos, cânticos de louvor aos deuses, preces que acompanham os sacrifícios, coletados e conservados por famílias sacerdotais e pronunciados ainda hoje nas cerimônias de casamento e funerais (2).
É o texto religioso mais antigo da história da humanidade e, segundo a tradição, foi revelado pelo próprio Brama(2).
Yajur-Veda (Veda das Fórmulas): espécie de ritual litúrgico, contém fórmulas a serem recitadas durante os sacrifícios e o comentário dessas fórmulas(2).
Sama-Veda (Veda dos Cânticos): compilação das principais estrofes do Rig-Veda e do Yajur-Veda, seguidas de musicalidade(2).
Atarva-Veda: Muito mais recente que os três precedentes, porém não é venerado como os outros. Contém fórmulas de encantamento e exorcismo. Surge nele a influência de nova casta, a dos brâmanes(2).
Não há ainda a ideia da transmigração (reencarnação). Salvação pelo sacrifício(1).
2) Brahmanismo: século X ou V aC.
Livro: