Teorias de Sócrates
Sócrates tinha um pensamento ético, e por esse pensamento seu objetivo fundamental era o saber a respeito do homem, sua principal idéia e que o homem deve conhece-te a ti mesmo e dizia que o homem que se conhece não comete erros. Para ele O que é certo e errado para um, valia para todos.
Com seu pensamento racionalista, para Sócrates o bem significava a felicidade da alma e o significado do bom era de ser útil para ser feliz, se um homem erra, errava por sua ignorância, assim precisava ser ensinado.
Sócrates tinha seus princípios universais de ordem e justiça, e que esses princípios vinham de Deus princípios que foram impostos aos homens e os que desobedecesse era contrário a Deus, assim como também à moral e a ética eram para ignorantes.
Com base em seus estudos, Sócrates acreditava que era possível mudar a moral dos homens de forma inteligente, e que seus bens só eram úteis se lhe produzir felicidade, e que seu maior bem era a sabedoria e virtude, que através deles conquistaria bens maiores.
Para ele o homem praticando o bem, conhecendo o bem é feliz.
O pensamento de Sócrates se desenvolveu e três fundamentos, a arte de perguntar, a crítica aos sofistas e a consciência do homem. Seu método de e foi o que o colocou em destaque, porque baseava na argumentação, pela razão que se descobre a verdade, mostrou que sua convicção era inabalável, e mostrou que não importa a questão, pode ser ela simples ou abstrata, para qualquer um existe uma análise racional.
Um dos métodos de Sócrates era sua técnica de investigar a arte filosófica, fazendo perguntas básicas, simples, até mesmo ingênuas e elas com um único objetivo, sobrepor e revelar suas contradições presentes nas principais formas de pensar do aluno, perguntas baseadas em preconceitos, valores e idéias para aprender a pensar por si próprio.
Sócrates era filosoficamente, moralmente e intelectualmente diferente de seus contemporâneos de Atenas, em relação à suas idéias, quando foi