Teoria e ética de Socrates
Nasceu em Atenas em 470 a.C, era mestre de Platão e avesso a democracia ateniense.
Seu pensamento ético tinha como objetivo fundamental, conhecera respeito do homem. Daí sua frase: “conhece-te a ti mesmo”. Ele dizia que o homem que se conhece não comete erros.
Para ele o que era certo para um, valia para todos e da mesma forma o que eraerrado para um, era para todos.
Seu pensamento era racionalista. Ele acreditava que o bem era a felicidade da alma e o bom era útil para felicidade. O homem que errava, errava por ignorância, por issoprecisava ser ensinado.
Também para ele haviam princípios universais de ordem e justiça que vinham de Deus e eram impostos aos homens.
Quem desobedecesse a essas leis, era contrário a Deus, assim comoà ética e a moral; eram ignorantes.
Ele acreditava que era possível mudar a moral dos homens de forma intelectual e pregava que bens eram úteis se produzissem felicidade, e que virtude e sabedoriaeram bens supremos e que através deles viriam outros bens.
Em resumo quando o homem conhece o bem, não pode ignorá-lo, por outro lado, praticando o bem, sente-se dono de si e é feliz.
Para Sócrates a obediência à lei era o divisor entre a civilização e a barbárie. Segundo ele, as idéias de ordem e coesão garantem a promoção da ordem política. A ética deve respeitar às leis, portanto, à coletividade. Sua abnegação pela causa da educação do homem e do bem coletivo levou-o a se curvar ante o desvario decisório dos homens de sua época. Acusado de corromper a juventude e de cultuar outros Deuses, foi condenado a beber cicuta pelo tribunal ateniense. Resignou-se à injustiça daqueles que o acusavam, em respeito à lei a que regia a sociedade ateniense.
Existe alguma confusão entre o Conceito de Moral e o Conceito de Ética. A etimologia destes termos ajuda a distingui-los, sendo que Ética vem do grego “ethos” que significa modo de ser, e Moral tem sua origem no latim, que vem de “mores”, significando