TEORIA GERAL DO ESTADO- ÉTICA DE SOCRATES
TEORIA GERAL DO ESTADO
Petrolina Maio 2015
ORIGEM E DEFINIÇÃO
A palavra ‘’ética’’ vem do grego ‘’ethos’’. Os romanos traduziram o ‘’ethos’’ grego para o latim ‘’mos’’, que quer dizer ‘’costume’’, de onde vem a palavra ‘’moral’’.
Em outras palavras, assim como a palavra ‘’moral’’ vem do latim (mos,moris), a palavra ‘’ética’’ vem do grego (ethos) e ambas se referem a costumes, indicando as regras do comportamento, as diretrizes de conduta a serem seguidas.
Cotidianamente, não se faz distinção entre ética e moral, as duas palavras são usadas como sinônimos. Mas os estudiosos da questão fazem distinção entre elas.
A palavra ‘’ética’’ vem do grego ‘’ethos’’, que significa ‘’modo de ser’’ ou ‘’caráter’’ (índole).
A ética é a parte da filosofia que estuda a moralidade das ações humanas, isto é, se são boas ou más. É uma reflexão crítica sobre a moralidade.
Assim, a ética é definida como a teoria ou a ciência do comportamento moral, que busca explicar, compreender, justificar e criticar a moral ou as morais de uma sociedade. A ética é filosófica e científica. Compete á ética chegar por meio de investigações científicas, á explicação de determinadas realidades sociais, ou seja, ela investiga o sentido que o sentido que o homem dá as suas ações para ser verdadeiramente feliz.
OBJETO E OBJETIVO DA ÉTICA
A ética tem por objeto de estudo o estímulo que guia a ação: os motivos, as causas, os princípios, as máximas , as circunstâncias , mas também analisa as consequências dessas ações.
A ética tem como objetivo fundamental levar a modificações na moral, com aplicação universal, guiando e orientado racionalmente e do melhor modo a