Teoria de socrates aristoteles e platao
R- Platão sonhava com uma sociedade ideal na qual não praticar o bem torna-se uma impossibilidade tal a extensão das instituições que eliminam a vida privada. Já para Aristóteles a lei deve ser capaz de compreender as limitações do ser humano, aproveitar-se das suas paixões e instintos, e produzir instituições que promovam o bem e reprimam o mal.
2- O que Sócrates defendia?
R- Defendia a identidade entre os interesses individuais e os e comunitários como único caminho para a felicidade, o que implica na valorização da bondade, da moderação dos apetites, na busca do conhecimento.
3- O que no pensamento de Platão deveria ser ainda mais rígidos?
R- O reencontro da ética e da realidade se dá através de uma grande reforma social, política e econômica que torne a cidade mais simples, mais desligada dos valores materiais e mais igualitária.
4- Qual é a distinção entre os dois tipos de “BEM” dito por Aristóteles?
R- Os primeiros são bons por que levam à bondade, enquanto os segundos são bons por si mesmos. Assim o conhecimento também é dividido entre o conhecimento pratico e teórico, o primeiro sendo o conhecimento de como agir corretamente e o segundo o conhecimento do que é bom por si mesmo.
5- O que os três autores buscaram constituir?
R- Uma teoria ética que parte das premissas que, de um lado, existe uma ética objetiva e de outro que o homem só pode ser feliz se seguir estes princípios.
6- Qual foi o mérito que Sócrates induziu?
R- Induziu sobre a discussão sobre o homem na filosofia de forma sistemática, defendendo a posição que mais do que as forças da natureza, o homem deveria ser o objeto das reflexões .
7- Qual era os dois tipos de “BONDADE” dita por Platão?
R- O primeiro é afastar esta sombra refletida pelas convenções para chegar à noção em si da bondade. A segunda diferença é que ao propor sua utopia, Platão esforça-se se não para definir este