Teoria do Conhecimento, Socrates, Platão e Aristoteles
Victor Sanches Ramos Dandolini
Sócrates, Platão e Aristóteles
Florianópolis
2015
Victor Sanches Ramos Dandolini
Ideias, métodos, teorias e contribuições
Projeto de Pesquisa para o curso de graduação em Direito, da Universidade do Sul de Santa Catarina, como avaliação da unidade de aprendizagem Ciência Política e Teoria Geral do Estado.
Professor: Ana Mendonça.
Florianópolis
2015
INTRODUÇÃO
Com a mudança do período pré-socrático para o socrático, ocorreram mudanças na estrutura da sociedade, a democracia surgiu e passou a existir a igualdade entre os homens perante as leis. Foi então concebida a garantia de participação no governo, surgindo a expressão cidadão. A educação da época passou por uma mudança ganhando novos padrões no desenvolvimento do bom orador em que era preciso saber falar em público e convencer os outros na política. Os sofistas começaram a ensinar técnicas de persuasão ou convencimento para defender a posição ou opinião a respeito de determinado assunto ou fato.
Sócrates discordava do modo em que os sofistas transmitiam tais ensinamentos, oferecendo mais tarde novas concepções a respeito de sua filosofia. Platão surge logo em seguida como discípulo de Sócrates e seguindo sua linha de raciocínio, tornando se assim o responsável por expor a ideia de seu mestre. Já Aristóteles surgiu como primeiro filósofo a se utilizar da lógica como ferramenta que ajudou em muito a ciência. Cada um desses filósofos foi essencial na história da filosofia e no desenvolvimento dessa ferramenta de evolução da sociedade, repercutindo até os dias de hoje.
Sócrates
Baseando seu pensamento filosófico em fazer seus discípulos procurarem através do raciocínio e do consentimento de sua ignorância perante o assunto suas próprias verdades, esquecendo-se de costumes e dogmas já formados.
Com o método chamado de Maiêutica, fazia com que as pessoas formassem suas próprias