teorias de socrates , platão e aristoteles
Nasceu em Atenas em 470 a.C, era mestre de Platão e avesso a democracia ateniense.
Objetivo
Seu pensamento ético tinha como objetivo fundamental, conhecer a respeito dohomem. Daí sua frase: “conhece-te a ti mesmo”. Ele dizia que o homem que se conhece não comete erros.
Para ele o que era certo para um, valia para todos e da mesma forma o que era errado para um, erapara todos.
Seu pensamento era racionalista. Ele acreditava que o bem era a felicidade da alma e o bom era útil para felicidade. O homem que errava, errava por ignorância, por isso precisava serensinado.
Também para ele haviam princípios universais de ordem e justiça que vinham de Deus e eram impostos aos homens.
Quem desobedecesse a essas leis, era contrário a Deus, assim como à ética e a moral;eram ignorantes.
Metodologia
Ele acreditava que era possível mudar a moral dos homens de forma intelectual e pregava que bens eram úteis se produzissem felicidade, e que virtude e sabedoria eram benssupremos e que através deles viriam outros bens.
Em resumo quando o homem conhece o bem, não pode ignorá-lo, por outro lado, praticando o bem, sente-se dono de si e é feliz.
Platao
Platão nasceu emAtenas, provavelmente em 427 a.C. (no ano da 88a olimpíada, no sétimo dia do mês Thargêliốn), cerca de um ano após a morte do estadista Péricles , e morreu em 347 a.C.(no primeiro ano da 108aolimpíada). Seu pai, Aristão, tinha como ancestral o rei Codros e sua mãe, Perictione, era descendente de um irmão de Sólon.
Em linhas gerais, Platão desenvolveu a noção de que o homem está em contatopermanente com dois tipos de realidade: a inteligível e a sensível. A primeira é a realidade imutável, igual a si mesma. A segunda são todas as coisas que nos afetam os sentidos, são realidades dependentes,mutáveis e são imagens da realidade inteligível.
Metodologia
Tal concepção de Platão também é conhecida por Teoria das Ideias ou Teoria das Formas. Foi desenvolvida como hipótese no diálogo Fédon