Resumo NEOTOMISMO
O Serviço Social foi fundamentado nas doutrinas da Igreja. Do ponto de vista filosófico, terá por base o neotomismo. Os princípios de Santo Tomás iluminaram a teoria e prática do assistente social, desde 1936 até 1960. Á partir da década de 60 acontece o movimento chamado de reconceituação de Serviço Social, a doutrina da Igreja, e por consequência a doutrina de Santo Tomás era apresentada, nas disciplinas Moral, Ética, Doutrina Social ou Doutrina Católica.
RENASCIMENTO DO TOMISMO
O neotomismo consiste numa retomada da filosofia expressa por Santo Tomás de Aquino, no século XIII. No século XVIII, a filosofia tomista, está esquecida. Ela começa a ser retomada com toda força no final do século XIX, tendo sua presença atuante nas primeiras décadas do século XX. A restauração de Santo Tomás tinha uma intenção clara, segundo Thonnard:
Unir os pensadores católicos para a conquista do pensamento moderno tal é, ao que parece, o propósito da Igreja ressuscitando o tomismo... (Ibid.,p.953.)
Mas o desenvolvimento dessa corrente filosófica não se fará de maneira uniforme. Um grupo voltará sua preocupação a apenas comentar Santo Tomás. Um outro grupo – corrente progressista – deseja enriquecer o tomismo; aplicando-o aos nossos problemas, admitindo uma crítica tomista do conhecimento e assimilação das ciências modernas.Cardeal Mercier. Ainda quando padre, recebe de Leão XIII a tarefa de ser responsável pela cadeira de Filosofia Tomista na Universidade de Lovaina. E será através dessa Universidade que o tomismo vai irradiar sua força. Mercier não realiza essa tarefa sozinho, cria uma equipe onde cada um estabelecia contato com o Doutor Angélico, conforme sua especialidade. Thonnard afirma:
... o tomismo devia ir além do círculo eclesiástico e formar, não só os padres, mas também magistrados, homens políticos, diretores de obras sociais, numa palavra chefes em todos os domínios.
(THONNARD, F.J Compêndio de história de Filosofia,