teorias de aprendizagem
JESSICA FELIX DOS REIS
ESTUDO DE CASO
POSSE/GO
ABRIL/2014
JESSICA FELIX DOS REIS
ESTUDO DE CASO
Resenha Dissertativa apresentada ao NAFPE, como requisito parcial para obtenção do título de especialista em Educação Inclusiva.
POSSE/GO
ABRIL/2014
Aprendizagem Significativa:
A idéia central da teoria de Ausubel é a diferenciação entre aprendizagem significativa e aprendizagem mecânica. Aprendizagem significativa ocorre quando uma nova informação é relacionada a um aspecto relevante, já existente, na estrutura cognitiva do aprendiz.
Em contrapartida, a aprendizagem mecânica ocorre quando a nova informação não se relaciona a conceitos já existentes na estrutura cognitiva sendo arbitrariamente armazenada e, portanto, pouca ou nenhuma interação ocorre entre a nova informação adquirida e aquela já armazenada.
Ausubel refere-se à estrutura cognitiva como o conteúdo total das informações, fatos, conceitos, princípios etc., sendo esta altamente organizada e hierarquizada, na qual elementos menos importantes são incorporados a conceitos maiores, mais gerais e inclusivos. Aprendizagem é definida como sendo o processo pelo qual o novo conteúdo se organiza e se integra à estrutura cognitiva.
Alguns autores de Psicologia da Aprendizagem e, principalmente, professores, supervalorizam a aprendizagem por descoberta e chegam até mesmo a repudiar a aprendizagem por recepção.
Com a clara distinção entre abordagem instrucional (por recepção ou por descoberta) e o modelo de aquisição de uma nova informação (significativa ou mecânica), Ausubel e colaboradores mostram que nem toda aprendizagem por descoberta é significativa, como também nem toda aula expositiva induz à "passividade cognitiva.
Dentre as principais implicações da teoria da aprendizagem significativa está a ênfase de que uma nova informação deve