Processos psicologicos basicos
-Captamos energias através dos órgãos do sentido.
Transdução: Estímulos exteriores são captados pelos órgãos do sentido e transformados em sinais neurológicos para serem processados/reconhecidos pelo cérebro/sistema nervoso central. É um processo rápido e contínuo.
Percepção: Organização e interpretação das sensações que nosso corpo recebe do mundo. Diferem entre cada pessoa (individual/particular). Não acontece sem motivos, algo nos levou a isso.
Percepção extrassensorial: percepção além dos sentidos (intuição, telepatia, clarividência, etc).
Sensação: Processo pelo qual nossos receptores sensoriais e o sistema nervoso recebem e representam energias de estímulos do ambiente.
Bottom-up (processamento de baixo para cima): consiste na análise sensorial que se inicia no nível de entrada, com a informação fluindo dos receptores sensoriais para o cérebro.
Top-down (processamento de cima para baixo): análise que flui do cérebro para baixo, filtrando a informação através da experiência e das expectativas para produzir percepções.
Limiar absoluto: É a intensidade mínima de estímulo para que estejamos cientes dele em 50% das vezes. Intensidade onde conseguimos detectar estímulos na metade das vezes.
Limiar diferencial: Tanto que consigo acrescentar ou retirar e ainda perceber, depende do tamanho e da importância para o estímulo. Diferença quase imperceptível que discernimos entre dois estímulos abaixo do nosso limiar absoluto para percepção consciente.
Teoria de detecção de sinais: Demonstra que limiares absolutos individuais variam, dependendo da intensidade do sinal e também de nossa experiência, expectativas, motivações e estado estado de alerta.
Pré-ativação (printing): Mostra-nos que podemos processar informações a partir de estímulos abaixo do nosso limiar absoluto para percepção consciente. O efeito, porém, é muito breve para possibilitar que nos explorem com mensagens subliminares.
Lei de Weber: